São instrumentos que possuem lentes ou espelhos curvos e são capazes de ampliar a imagem de algo que está longe. Do ponto de vista formal da Óptica os telescópios podem ser: Refratores, Refletores e Catadóptricos.
A Luneta de Galileu Galilei é composta de uma objetiva com um lente convergente e a ocular com uma lente divergente. Isso pemite ver os objetos ampliados e sem a inversão da imagem. A luneta de Galileu é um telescópio refrator.
Instrumentos posteriores e muito melhores que o de Galileu apresentam a imagem invertida nas duas direçoes vertival e horizontal e outros somente numa das direções.
Com o surgimento do telescópio ocorreu praticamente uma "febre de Astronomia" para observar o céu. Muitas pessoas ficaram encantadas com a beleza do céu, visto através dos telescópios e puseram-se a estudá-lo por causa disso muito mais foi descoberto: as galáxias, as nebulosas, os aglomerados de estrelas, outros planetas como Urano, Netuno e Plutão que não podem ser vistos a olho nu. Muitos astros que observados apenas com os olhos pareciam simples estrelas, com as lunetas se mostraram verdadeiras jóias do céu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário